*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta terça-feira (29/03) que, até semana passada, o número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor foi de 854.685. As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobililização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais.
A campanha ganhou a adesão de diversos artistas nacionais como a ex-BBB Juliette, os cantores Anitta e Zeca Pagodinho e o humorista Whindersson Nunes. Até mesmo o ator norte-americano Mark Ruffalo, o Hulk da franquia cinematográfica Vingadores, entrou na campanha para incentivar o voto dos jovens.
Menor número em 30 anos
A Justiça Eleitoral iniciou a mobilização depois de identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.
O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente. Apenas 992 mil jovens entre 15 e 17 anos tinham o documento no dia da votação. Em contrapartida, nas eleições de 2016, o número era de 2,3 milhões.
Anteriormente, nas eleições federais de 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.