*Da Redação Dia a Dia Notícia
Dois jovens indígenas Munduruku, com idades de 20 e 14 anos, foram encontrados após desaparecerem ao saírem para caçar nas proximidades da aldeia Parawá, no rio Canumã, em Borba, a 151 quilômetros de Manaus. Eles estavam desaparecidos há cerca de seis dias e foram encontrados no domingo (16), por militares do Exército Brasileiro.
O desaparecimento foi divulgado por meio da página “Juventude Munduruku AM” na noite da última quinta-feira (13). De acordo com a publicação, os jovens saíram para caçar na segunda-feira (10) e não retornaram. As atividades de busca contou com força tarefa entre Exército, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Conforme o Exército, os jovens foram localizados por indígenas na comunidade Paca, ao Sul da comunidade Vila Nova, a aproximadamente 20 quilômetros do ponto onde se perderam. Eles foram resgatados por militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e a ação contou com o apoio de um helicóptero.
O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) foi acionado pela Defesa Civil de Borba na quarta-feira (12), às 16h40, para reforçar as buscas pelos indígenas desaparecidos.
Segundo o CBMAM, apesar do desaparecimento ter ocorrido em Borba, o acesso mais rápido é pelo município de Nova Olinda.
Por isso, uma equipe com quatro militares partiu de Manaus para Nova Olinda na madrugada de quinta-feira (14), chegando às 9h30. De lá, foram levados até o local do desaparecimento e seguem as buscas com apoio de indígenas Munduruku.
*Com informações do g1