Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após 5 meses, CNJ autoriza Luis Carlos Valois a voltar para as redes sociais; entenda

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou que o juiz Luis Carlos Valois voltasse a utilzar suas redes sociais, após um período de cinco meses. A decisão do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, foi publicada na quinta-feira (15).

No início deste ano, o corregedor havia determinado o bloqueio das contas nas redes sociais do juiz, ao afirmar que Valois estava se comportando de forma político-partidária ao criticar os atos golpistas de 8 de janeiro.

Valois recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do CNJ e voltar a utilizar as redes sociais.

Porém, Salomão reconheceu que, nas publicações de Luis Carlos Valois, “diferentemente de outras hipóteses em que se verifica a incitação a condutas sociais antidemocráticas que extrapolam o exercício de atividade, em tese, político-partidárias, como falas indicativas de preconceito, discriminação, ódio e mesmo incitação a movimentos que celebram princípios e condutas contrárias ao Estado Democrático de Direto, tais circunstâncias não foram verificadas, até aqui”.

Juiz da Vara de Execuções Penais, Valois é um estudioso do assunto e ficou conhecido nacionalmente ao negociar, em 2017, o fim da rebelião massacrante do Compaj, em Manaus.

Ativo nas redes sociais, além do Direito Penal, ele trata de assuntos como a descriminalização de drogas, faz críticas à operação Lava Jato e uma defesa da democracia contra o golpismo.

Um dia após a decisão, ele publicou um “fio” no Twitter agradecendo o retorno. “A Lili cantou hoje”, celebrou, em referência à liberdade.

O magistrado relatou ter perdido seguidores. Só no Twitter, onde é mais ativo e tem o perfil aberto, ele tem 167,5 mil seguidores. No Instagram, onde a conta é fechada, ele de 8,5 mil seguidores. No Facebook, a página do magistrado é seguida por 76,7 mil contas.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.