*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou que o juiz Luis Carlos Valois voltasse a utilzar suas redes sociais, após um período de cinco meses. A decisão do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, foi publicada na quinta-feira (15).
No início deste ano, o corregedor havia determinado o bloqueio das contas nas redes sociais do juiz, ao afirmar que Valois estava se comportando de forma político-partidária ao criticar os atos golpistas de 8 de janeiro.
Valois recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do CNJ e voltar a utilizar as redes sociais.
Porém, Salomão reconheceu que, nas publicações de Luis Carlos Valois, “diferentemente de outras hipóteses em que se verifica a incitação a condutas sociais antidemocráticas que extrapolam o exercício de atividade, em tese, político-partidárias, como falas indicativas de preconceito, discriminação, ódio e mesmo incitação a movimentos que celebram princípios e condutas contrárias ao Estado Democrático de Direto, tais circunstâncias não foram verificadas, até aqui”.
Juiz da Vara de Execuções Penais, Valois é um estudioso do assunto e ficou conhecido nacionalmente ao negociar, em 2017, o fim da rebelião massacrante do Compaj, em Manaus.
Ativo nas redes sociais, além do Direito Penal, ele trata de assuntos como a descriminalização de drogas, faz críticas à operação Lava Jato e uma defesa da democracia contra o golpismo.
Um dia após a decisão, ele publicou um “fio” no Twitter agradecendo o retorno. “A Lili cantou hoje”, celebrou, em referência à liberdade.
O magistrado relatou ter perdido seguidores. Só no Twitter, onde é mais ativo e tem o perfil aberto, ele tem 167,5 mil seguidores. No Instagram, onde a conta é fechada, ele de 8,5 mil seguidores. No Facebook, a página do magistrado é seguida por 76,7 mil contas.
Aqui não vai nenhuma crítica a mais, é só um TT de defesa, e agradecimento a todos vcs q não me abandonaram. Ainda respondo ao processo pelos meus tts, mas punição antecipada terminou. Obrigado mais uma vez, e desculpem se eu voltar fora de forma. Tamo junto 😘
— Luis Carlos Valois (@LuisCValois) June 16, 2023