Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após 47 casos no Amazonas, fábricas da ZFM suspendem atividades

Decisão foi tomada em função dos impactos da pandemia da Covid-19

A pandemia do novo coronavírus, com 47 casos confirmados no Amazonas, começa a afetar a produção Zona Franca de Manaus (ZFM). Três grandes empresas do Distrito Industrial anunciaram, nesta semana, a suspensão temporária das atividades.

A empresa Samsung, que tem cerca de 5 mil empregados, fechou as portas na terça-feira, 24; a Transire, com ao menos 1,2 mil trabalhadores, suspende a atividade na quarta-feira, 25. Na sexta, 27, será a vez da Moto Honda, com 7 mil funcionários.

A Samsung informou, nesta terça-feira, 24, por meio de nota, que ficará com suas atividades suspensas na capital do Estado até o domingo (29), como forma de manter a saúde e segurança de seus colaboradores neste período de pandemia do Covid-19 (coronavírus). Além disso, a empresa afirmou que os funcionários do escritório de São Paulo e do Centro de P&D, em Campinas, já estão trabalhando em casa desde segunda-feira (23). “Uma decisão tomada para impedir a propagação do coronavírus”, diz o comunicado.

Já o presidente da Transire, empresa que produz máquinas de cartões de crédito e débito, Gilberto Novaes, anunciou, por meio das redes sociais, que 80% dos colaboradores devem entrar em licença remunerada a partir desta quarta e, até quinta-feira, os outros 20% também serão dispensados. A paralisação deve durar 15 dias.

A Moto Honda suspende a atividade na sexta, com retorno previsto para 13 de abril, porém, a data, pode ser postergada. Os colaboradores entrarão de férias coletivas a partir de 30 de março.

Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus informou que cabe às empresas decidir pela paralisação ou não das atividades, desde que, em funcionamento, atendam às recomendações do Ministério da Saúde.

De acordo com divulgação no site, a superintendência está em nível 2 de alerta para a Covid-19, com a suspensão de reuniões e viagens de servidores, bem como acesso restrito às dependências da autarquia. Todos os servidores que realizam serviços não essenciais, bem como os que viajaram recentemente para outros países, idosos, doentes crônicos, gestantes ou lactantes e pessoas cujos filhos tiveram as aulas suspensas foram liberadas para ficar em casa ou para o teletrabalho.

Governo

Na última segunda-feira, 23, em entrevista transmitida pela internet, o governador Wilson Lima, disse que as empresas do Distrito Industrial não podem parar suas atividades “por enquanto” e que nos próximos dias será avaliado as medidas que serão adotadas no setor. “A gente avalia lá na frente que medidas adotaremos. Certeza é que vai ter prejuízo, há previsões que apontam até 28% de perda na economia, mas precisamos de 15 a 20 dias para enxergar com mais clareza”, declarou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.