*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após quase 21 anos de atuação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira antecipou sua aposentadoria e deixou aberta a cadeira que ocupava pelo Quinto Constitucional da advocacia. O pedido foi formalizado em maio e publicado no Diário da Justiça Eletrônico, abrindo caminho para o processo de escolha do novo integrante da Corte.
Embora pudesse permanecer no cargo até os 75 anos, idade que completará em 28 de agosto, Chalub antecipou a saída e formalizou o pedido em 26 de maio, em ofício encaminhado ao presidente do TJ-AM, desembargador Jomar Fernandes.
O decano da Corte, desembargador João Simões, prestou homenagem ao colega, recordando sua trajetória como advogado e magistrado. Ele ressaltou o compromisso de Chalub com a Justiça, além do bom humor e da cordialidade, e afirmou que a aposentadoria representa uma perda importante para o tribunal, tanto pelo conhecimento técnico quanto pela convivência cotidiana.
Com a publicação da aposentadoria no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), a Presidência do TJ-AM notificará oficialmente a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM). A entidade abrirá o processo eleitoral, para a formação de uma lista sêxtupla de advogados, que será votada pelo Pleno do TJ-AM. Os três nomes mais votados seguirão ao Executivo estadual, responsável pela escolha do novo desembargador que ocupará a vaga deixada por Chalub.
