*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas realizará o Pré-Fórum Cultura Viva Amazonas, no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, marcando a retomada do encontro estadual de Pontos de Cultura após 20 anos. A abertura acontece neste domingo, 25, reunindo representantes da cultura em painéis e debates que fortalecem a Política Nacional Cultura Viva e preparam os participantes para o 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura.
Na segunda-feira, 26, a programação segue das 16h às 19h, também no Auditório do Palacete Provincial, com os painéis “O que é ser um Ponto de Cultura” e “Cultura Viva na Amazônia: território, identidade e base comunitária”, aprofundando o debate sobre a atuação dos Pontos de Cultura e as especificidades da produção cultural nos territórios amazônicos.
Abertura da 1ª Teia Amazonas
Na terça-feira, 27, tem início da 1ª Teia Amazonas com credenciamento e acolhida, das 9h às 13h, seguido da cerimônia de abertura oficial, às 9h30, que conta com a participação do secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, da secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, e da representante estadual da Rede Nacional de Pontos de Cultura, Lydia Lucia.
No período da tarde, das 14h às 16h, acontece a oficina formativa “Gestão Comunitária e Organização do Ponto de Cultura”, voltada ao fortalecimento da atuação coletiva, da organização comunitária e da gestão compartilhada dos Pontos de Cultura. A Teia Amazonas segue até sexta-feira, 30 de janeiro.
O público poderá acompanhar uma programação cultural integrada, que acontece de forma articulada no Palacete Provincial e áreas adjacentes.
As ações incluem apresentações artísticas no Palco Teia, exibições audiovisuais no CineTeia, a Feira Teia Criativa, com produtos da economia criativa e solidária dos Pontos de Cultura, além do Espaço Floresta Viva, que reúne ambientação artística e exposições inspiradas nos territórios amazônicos. A programação paralela amplia os espaços de convivência, troca de saberes e visibilidade das produções culturais comunitárias.
*Com informação da assessoria
