*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), descartou qualquer chance de acerto com o senador Omar Aziz (PSD) no atual momento, não garantindo apoio ao político em sua candidatura ao governo estadual no pleito de 2026. A divergência ocorre mesmo após Aziz ter apoiado o prefeito em sua reeleição em 2024 e ter destinado diversas emendas à capital ao longo dos últimos dois anos, como uma de R$ 20 milhões utilizados no programa Asfalta Manaus. Ainda assim, David Almeida disse não haver chance “no momento” de apoiar a candidatura do senador.
Em entrevista coletiva, o prefeito destoou de sua postura de meses atrás, quando reafirmou seu apoio à candidatura de Omar Aziz, e não assegurou apoio dessa vez. A fala ocorreu em resposta a um questionamento do jornalista Hiel Levy, que perguntou sobre a possibilidade de haver um acerto entre os dois ex-aliados.
“Eu não tenho problema nenhum no campo pessoal. Ele me ajudou com emendas para a cidade de Manaus, assim como eu o ajudei a ser reeleito senador. Eu dei apoio em 2022, ele retribuiu em 2024, eu iria apoiá-lo em 2026. Em política tudo é possível. Eu sou um homem de diálogo, de conversas, de entendimento. Eu deixo em aberto essa resposta para que, nos próximos dias, possa ter algum tipo de entendimento. Porém, nesse momento, não”, disse.
O afastamento entre Omar Aziz e David Almeida já vem sendo cogitado há meses, mesmo na época das eleições municipais de 2024. A situação se agravou quando o prefeito impôs como condição de apoio a indicação de sua filha, Fernanda Aryel (Avante), como candidata a vice-governadora ou primeira suplente na chapa de senador que, logicamente, seria a de Eduardo Braga (MDB).
Vídeo mostra prefeito David Almeida limpando a boca após beijo em eleitora
Pesquisa mostra avanço de Maria do Carmo e recuo de Omar Aziz na disputa pelo Governo do Amazonas
Em entrevista à BandNews na última semana, o prefeito de Manaus confirmou que recuou de seu apoio. Nos bastidores, já é dada como certa sua candidatura própria ao governo estadual, rivalizando com Omar Aziz e contando, em tese, com o apoio das máquinas públicas da capital e do estado por meio de Renato Júnior (Avante), vice-prefeito que deve assumir a prefeitura, e Tadeu de Souza (Avante), vice-governador que deve ser alçado a chefe com a eventual saída de Wilson Lima (União) para concorrer ao Senado.
Horas após a entrevista de David Almeida, o senador Omar Aziz afirmou à rádio Mix que descumprir promessas é o pior erro de um político e citou o versículo Provérbios 16:18: “a soberba precede a queda”.
