Em uma época de distanciamento social, os aplicativos de relacionamento, como Tinder, Bumble e Happn, podem ser uma faca de dois gumes nos relacionamentos humanos. Embora os encontros presenciais estão prejudicados pela quarentena, o contato virtual se torna um forte aliado contra a solidão.
De acordo com dados do Tinder, a plataforma registrou um aumento mundial de 20% das conversas diárias, sendo que a duração média dos papos cresceu 25%. No Brasil, os matches aumentaram em 25% e as conversas já são 20% mais longas.
O The Inner Circle também registrou crescimento na sua base de usuários. Os matches do aplicativo aumentaram 99%. Já o acréscimo de mensagens enviadas é de 116%, enquanto os encontros online registraram um acréscimo de 50%.
Os apps TrulyMadly e Aisle, da Índia, estão testemunhando níveis históricos de envolvimento desde o início da quarentena. Analogamente, as plataformas de namoro esperam um aumento de atividade em um futuro próximo.
O Bumble, concorrente direto do Tinder, disse que a usabilidade permaneceu estável e alinhada às tendências sazonais, enquanto o OkCupid, do Match Group (que também opera o Tinder), disse ter visto um aumento no uso entre daters mais jovens em grandes cidades. S’More, um aplicativo que opera em Nova Iorque, Boston, Washington e Chicago, registrou aumento de 28% na terceira semana de março. No aplicativo holandês The Inner Circle, o número de correspondências e mensagens enviadas já aumentou 99% e 116% em março, respectivamente.
Uma pesquisa realizada pelo Happn no mês de março revelou que 54% dos usuários estão dispostos a ter um primeiro encontro por videochamada, adaptando o próximo passo natural após o flerte virtual às recomendações locais de saúde. O aplicativo expandiu o raio de localização de 250 quilômetros para 90 quilômetros recentemente, para que as pessoas não se sintam completamente isoladas durante a pandemia.
Já o Tinder disse que disponibilizaria alguns recursos pagos gratuitamente, já que mais usuários estão tendo conversas mais longas durante a crise, além de acrescentarem um recurso de geolocalização em qualquer parte do mundo, de acordo com comunicado à imprensa.