Search
booked.net
Search
Close this search box.

Apagão virtual derruba sistemas no mundo todo; bancos apresentam instabilidade no Brasil

Foto: Reprodução/Agência Brasil

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Nesta sexta-feira (19), uma atualização de software causou estragos em sistemas de computadores em todo o mundo, suspendendo voos, forçando algumas emissoras a sair do ar e afetando serviços bancários e de saúde.

De acordo com informações da Agência Brasil, uma atualização de um produto oferecido pela empresa global de segurança cibernética CrowdStrike parece ter sido o gatilho, afetando clientes que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. A empresa informou que o problema já havia sido resolvido.

O presidente-executivo da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou na plataforma da rede social X que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows” e que uma correção estava sendo implantada.

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, afirmou.

Efeitos

Na manhã desta sexta, importantes companhias aéreas dos Estados Unidos como American Airlines, Delta Airlines e United Airlines suspenderam voos, enquanto outras transportadoras e aeroportos em todo o mundo relataram atrasos e interrupções.

Bancos e empresas de serviços financeiros da Austrália à Alemanha e também do Brasil alertaram os clientes sobre falhas, e traders de todos os mercados falaram de problemas na execução das transações.

O Bradesco informou que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global e por isso não estavam disponíveis para os clientes do banco. Em comunicado, o Bradesco também informou que suas equipes estão atuado para regularizar os serviços o mais breve possível.

No Reino Unido, os sistemas de agendamento utilizados por médicos estavam fora do ar, segundo vários relatos postados no X por autoridades médicas, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.

Aeroportos

Os aeroportos de Cingapura, Hong Kong e Índia disseram que a interrupção significou que algumas companhias aéreas tiveram que fazer o check-in manual dos passageiros.

O aeroporto Schiphol de Amsterdã, um dos mais movimentados da Europa, afirmou que foi afetado, enquanto a companhia aérea Iberia disse que operava manualmente nos aeroportos até que seus balcões de check-in eletrônicos e check-ins on-line fossem reativados. Houve alguns atrasos, mas nenhum voo foi cancelado. A Air France-KLM disse que suas operações foram afetadas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.