Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ao lado de Serafim, prefeito de Manaus anuncia retomada do projeto ‘Memorial Encontro das Águas’

Foto: Reprodução

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao lado do deputado estadual do Amazonas, Serafim Corrêa (PSB), anunciou nesta sexta-feira (1), que retomará as obras do projeto ‘Memorial Encontro das Águas’ de Oscar Niemeyer, parado há 16 anos no papel.

O memorial foi planejado para ocupar uma área de 9.383,33 m², na gestão do então prefeito Serafim Corrêa, em 2005.

Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro reconhecido internacionalmente por suas grandes obras modernas, projetou o ‘Memorial Encontro das Águas’, antes de morrer aos 104 anos, em 2012. O memorial é considerado o último projeto do arquiteto e de acordo com especialistas, a obra influenciaria no turismo da capital amazonense.

O memorial ficará localizado na Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste e terá um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, elevado em relação ao piso da praça, proposta como espaço aberto à paisagem.

Foto: Divulgação

No local, ainda haverá espaço para restaurante com visão panorâmica para um dos maiores cartões postais do Amazonas: o Encontro das Águas, entre os rios Negro e Solimões, tombado em 2010 pelo Instituto de Patrimônio (Iphan) como patrimônio cultural.

Foto: Divulgação

“Nós temos a vista mais bonita de Manaus, que é o Encontro das Águas visto de terra, a 80 metros de altura. E aqui está projetado o Mirante Encontro das Encontro das Águas, uma obra de Niemeyer, o último projeto que ele fez. Ele fez esse projeto e em seguida, morreu; então esse projeto vai ser resgatado pela prefeitura, a frente nosso querido prefeito David Almeida, e vamos dar a Manaus uma beleza arquitetônica, ao lado da beleza natural que já é nossa, já é de Manaus, embora pouca gente conheça. Mas isso, dentro de um, dois, ou três anos vai ser conhecido de todos”, afirmou Serafim em suas redes sociais.

No Instagram, David Almeida também ressaltou que para acelerar a entrega da obra, pedirá apoio estadual e federal.

“Esse é um ponto turístico que nós queremos entregar para a cidade de Manaus nos próximos anos, um projeto ainda concebido pelo Niemeyer. Nós vamos trabalhar junto às bancadas estadual, federal, municipal, para destinar os recursos na construção desse mirante, que nós precisamos colocar à disposição da população de Manaus e dos turistas que virão para conhecer nossa cidade”.

Além de Serafim, o Sabá Reis (secretário Municipal de Limpeza Pública – Semulsp) e Pauderney Avelino (secretário Municipal de Educação) estiveram na visita dando suporte ao prefeito.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.