*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Lula chorou neste sábado (2) ao fazer discurso ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em um evento sobre florestas na COP28. Com a presença de Marina no evento, Lula disse que a floresta “vem falar por si”.
“Foram 28 edições da COP para que a floresta viesse falar por si só. Eu não poderia utilizar a palavra se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos. E eu acho que é justo que, para falar da floresta, em vez de falar um presidente que não é do estado da floresta, a gente ouví-la”, afirmou Lula.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)
O presidente também voltou a cobrar países ricos por investimento em preservação ambiental. “É a primeira vez que estamos dizendo que não basta evitar desmatamento. É preciso cuidar da floresta, das pessoas que moram na floresta e da biodiversidade. Isso custa muito dinheiro e os países ricos têm que ajudar a pagar essa conta.
Lula também disse hoje que o Brasil vai participar do grupo Opep+. Ele afirmou, porém, que não vai “apitar nada” nas decisões da Organização dos Países Produtores de Petróleo. O presidente argumentou que a participação brasileira no bloco é importante para convencer países produtores de petróleo a reduzirem a exploração de combustíveis fósseis.