*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma Portaria Interministerial foi publicada alterando as regras sanitárias para desembarque de passageiros no Brasil. A decisão foi emitida nessa segunda-feira (12), e publicada no “Diário Oficial da União”. Agora, os viajantes podem apresentar um teste negativo para o Covid-19, realizado um dia antes do embarque para entrada no país. Antes, era obrigatório apresentar comprovante impresso ou eletrônico do quadro de vacinação emitido 14 dias antes do embarque.
A decisão foi assinada pelos ministros da Casa Civil, da Saúde, da Justiça e Infraestrutura, e conforme informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mudanças seguem com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
“As novas regras já estão em vigor e devem ser observadas por viajantes e operadores de transporte aéreo, aquaviário e terrestre.” diz o Governo Fedeal
Além disso, a novas decisão entra em vigor afim de simplificar os controles existentes, somando a isso, possibilita o viajante cumprir todos os requisitos necessários.
“A recomendação é reiterada por posicionamento da OMS, que ressalta que as políticas para testes e quarentena devem ser revisadas regularmente para garantir que sejam suspensas quando não forem mais necessárias”, diz a Anvisa.