Um estudo científico publicado recentemente e liderado pelo King’s College London descobriu que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional podem ter um risco menor de desenvolver um quadro grave de Covid-19, por conta do estrogênio presente no medicamento.
A explicação é que o hormônio estrogênio, contido nas pílulas, interage com o sistema imunológico de várias maneiras, inclusive influenciando quantas células imunológicas são produzidas e como elas respondem à infecção.
A descoberta também pode ajudar a explicar por que os homens são mais afetados pela forma grave da Covid-19, no Brasil e em outros países, já que o estrogênio é naturalmente encontrado em maiores proporções nas mulheres.
A conclusão veio depois que os pesquisadores analisaram dados de mais de meio milhão de mulheres do Reino Unido, que utilizaram o aplicativo Covid Symptom Study, usado para rastrear pessoas infectadas.
As mulheres que usavam anticoncepcional oral, apresentaram, em média, um risco 13% menor de sofre com sintomas graves. A taxa de hospitalização nesse grupo também foi significativamente menor. O estudo foi publicado no medRxiv.