*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um esquema especial de trânsito foi preparado para garantir segurança, fluidez e mobilidade durante as celebrações do Aniversário de Manaus e o tradicional Boi Manaus 2025. As ações, que incluem monitoramento 24 horas e interdições programadas, começam nesta quinta-feira (23) e seguem até sábado (25). O planejamento abrange os dois principais polos da festa: a alameda Alphaville Norte, que recebe o evento de aniversário, e o entorno do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), onde ocorre o Boi Manaus.
Trânsito no Alphaville
Para o evento de aniversário, o IMMU focará no monitoramento e controle do tráfego na região do Alphaville. Agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar motoristas e pedestres.
As principais áreas de atuação incluem as avenidas Autaz Mirim (acesso e saída da alameda), ruas Itaetê, Ibicaré, José e Romão, alameda 9 e a rua Perimetral Norte. É importante ressaltar que o trecho entre a rua Itaetê e o retorno próximo à escola municipal Darcy Ribeiro terá o estacionamento preservado para assegurar a fluidez e evitar bloqueios na via.
Interdição Parcial na Pedro Teixeira para o Boi Manaus
A maior alteração no trânsito ocorrerá durante o “Boi Manaus 2025”, nos dias 24 e 25/10. Em parceria com a ManausCult, o IMMU organizará o fluxo na Avenida Pedro Teixeira, em frente ao Sambódromo.
Interdição: Duas faixas da Avenida Pedro Teixeira serão interditadas no sentido Centro. Fluxo Mantido: As duas faixas da direita, no sentido da Avenida Constantino Nery, permanecerão livres para garantir o trânsito normal de veículos e o acesso do transporte público.
Como alternativa de estacionamento, o órgão de trânsito indica a utilização das avenidas do Samba e Belmiro Vianez, que estarão devidamente sinalizadas. Equipes do IMMU estarão em plantão 24 horas, com engenheiros de tráfego e agentes controlando o fluxo e implementando a sinalização temporária.
A orientação é clara: respeitar a sinalização temporária, evitar estacionar em locais proibidos e, sempre que possível, dar preferência ao transporte público ou aplicativos de mobilidade.
Com um planejamento técnico e a presença constante nas ruas, o IMMU reitera o compromisso de tornar as celebrações culturais de Manaus mais organizadas, seguras e acessíveis para todos.
