*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que existem indícios de “sabotagem” por parte de vândalos na derrubada de torres de transmissão de energia elétrica no Paraná e em Rondônia. O Sistema Integrado Nacional (SIN) não foi afetado com o problema.
Os documentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Aneel apresentam as ocorrências. Segundo boletim do ONS, três fatos ocorreram entre o domingo (8) e segunda-feira (9). No final de semana houve queda de uma torre de transmissão na linha entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia. Na ocasião, a queda da gerou o desligamento da linha de transmissão, sem consequência para o sistema nacional.
Na segunda foram registradas ações na linha de transmissão de Furnas que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ibiúna, em São Paulo. Construções foram derrubadas em sequência. O relatório da Aneel cita “vandalismo” nesse local. “Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”, aponta o documento.
Ainda segundo o ONS, também não houveram consequências significativas para o sistema nacional da ocorrência no Paraná.
Para a Aneel, “há indícios de sabotagem” e o relatório da agência menciona que foram “cortados dois estais”, que são os cabos de aço para a sustentação das torres.