*Da Redação Dia a Dia Notícia
O principal árbitro do futebol brasileiro, Anderson Daronco, vai comandar a final da Copa da Floresta 2025, neste sábado (25), às 18h, na Arena Barretão, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), onde a seleção anfitriã enfrenta Fonte Boa. Pela segunda vez em sua carreira, Daronco apita a decisão do maior campeonato do futebol não profissional do Norte do país.
A FAF prestigia o município sede que recebe a final com um árbitro Fifa. Em 2023, a árbitra Fifa, Edina Alves foi até Urucurituba para apitar o duelo entre a seleção da Terra do Cacau e Tefé que também levou a melhor e se tornou a primeira campeã da Copa da Floresta.
Será que o Daronco comeu jaraqui?
Acostumado a apitar competições internacionais como Copa do Mundo, Copa América, Eliminatórias da Copa do Mundo e finais de torneios na internacionais, como o clássico entre Al Nassr e Al Ahli, e visitar os maiores centros do futebol mundial, o primeiro município do Amazonas a receber o Daronco foi Fonte Boa, em 2024, quando apitou a final entre a seleção da casa e Silves. Sem polêmicas, o time visitante levantou o troféu num jogo emocionante e com estádio cheio.
Após o apito final ficaram as marcas de profissionalismo e organização que ainda são lembradas por torcedores e dirigentes daquele lugar. A partida movimentou toda a cidade, com motociatas, caravanas de torcedores e grande cobertura da imprensa esportiva amazonense, consolidando a Copa da Floresta como o maior espetáculo do futebol do Norte.
O árbitro Fifa não hesitou ao aceitar o convite para comandar a grande final. Daronco destaca que, retornar à região reforça a importância do futebol local e a grandiosidade da Copa da Floresta, competição que une cidades, talentos e torcedores em um espetáculo único.
A seleção de São Sebastião do Uatumã garantiu vaga na decisão, após superar adversários e possuir uma campanha sólida: avançou nas fases regionais, venceu partidas por goleada, inclusive, eliminando jogos da volta, e mostrou consistência defensiva e ofensiva. Na semifinal, recuperou-se de derrota na ida por 1 a 0 e aplicou uma vitória histórica de 5 a 0 diante de Canutama, carimbando a presença na grande final.
Ver essa foto no Instagram
