*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) autorizou as prestadoras de serviços de telecomunicações inserirem protocolos para identificar o nome da empresa e o motivo da chamada telefônica ao consumidor. O anúncio do serviço ocorreu na última quinta-feira (27), mas ainda não tem data para entrar em vigor.
Segundo a agência, o objetivo é aumentar o combate ao telemarketing abusivo e criar ferramentas para controle das ligações pelo usuário. Ainda foi informado que será lançado um serviço para evitar a prática de alterar os números nas chamadas, o que é praticado para o consumidor não identificar a origem da ligação.
Ainda conforme a Anatel, a proposta oferecerá mais segurança ao cliente, que não precisará mais recorrer ao uso de números específicos, como o prefixo 0303, que identifica as ligações.
Sobre a data e empresas envolvidas no serviço
A Anatel não divulgou a data para o serviço entrar em prática e quais as operadoras que adotarão a medida. A agência prorrogou até 30 de abril de 2024 o bloqueio de instituições que realizam muitas ligações ao cliente ou que fazem chamadas “ineficientes”, consideradas as chamadas que são desligadas assim que a população atende.