Em entrevista para o “Roda Viva” desta segunda-feira, 21, Ana Maria Braga revelou um episódio de assédio sexual em que ela sofreu no passado por um diretor de TV. Ao fugir, ela correu em direção às escadas e acabou rolando por um andar, quebrando o braço.
“O assédio não foi feito fisicamente porque eu estava na sala de um diretor. Ele tinha pedido um projeto para mim, que ia ser muito bom para a televisão brasileira. Fiz um projeto lindo. Fiquei 15 dias trabalhando no projeto. Acreditando que eu pudesse sair do programa da tarde e ter um programa a noite na televisão”, disse.
Na ocasião, o homem teria dito que ela poderia ser a nova Hebe Camargo, no sentido de ser muito conhecida pelo Brasil inteiro e ser referência na televisão brasileira. “Ele tinha me dito inclusive: ‘Você pode ser a Hebe Camargo amanhã. Dependendo do que você [fizer]’. A Hebe já era a Hebe Camargo. Eu fiz um belo projeto jornalístico e levei”, lembrou.
Sozinhos na sala do profissional, Ana Maria se viu em uma situação assustadora. “Quando levei [o projeto], ficou na mesa dele. Ele me olhou, levantou da mesa e veio para cima de mim. Fiquei absolutamente estupefata. Ele falou: ‘Olha, venha cá’”.
Depois de um tempo do acidente, Ana decidiu que iria denunciar o diretor. “Eram os Diários Associados na época. Eu fui e marquei uma reunião lá na rua Sete de Abril para falar daquele indivíduo para o chefe geral da nação que eu trabalhava”, conta.
Ao ser questionada sobre nome do profissional e do veículo em que trabalhava na época, ela disse que não há necessidade. “Todo mundo já percorreu seu caminho. Um, pelo menos, já morreu. O outro eu não sei. Ficou como estava. Ele continuou sendo o que era lá [dentro]”, lamentou.
Ana Maria Braga ainda relembrou a vez que ela reencontrou o assediador anos depois por acaso num restaurante em São Paulo, na época ela dirigia o setor comercial das revistas femininas da Editora Abril. “Quando ele olhou para mim, ele abaixou o olho e se mandou”, disse.
No #RodaViva, @AnaMariaBraga conta uma situação de assédio sexual que sofreu no passado e fala sobre como lidou com a situação pic.twitter.com/ugFMu7sASI
— Roda Viva (@rodaviva) September 22, 2020