*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), junto ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), apontou que nove homens têm o pênis amputado por câncer a cada semana no Brasil. Os médicos urologistas apontam que a doença pode ser evitada com água, sabão e lavagem.
O Ministério da Saúde avaliou que foram realizadas 7.790 amputações de pênis entre 2007 e novembro de 2022 no Sistema Único de Saúde (SUS). É válido dizer que isso equivale a uma média de 486 procedimentos por ano.
Além disso, o câncer do órgão genital masculino matou 463 pessoas em 2020. O número representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens, conforme as informações disponíveis no Atlas de Mortalidade por Câncer do Ministério da Saúde.
Como evitar
De acordo com o urologista especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia, Ubirajara Barroso, o câncer de pênis é “facilmente evitável com higiene íntima e tratamento da fimose”.
Ademais, as informações incorretas e a dificuldade de acesso à saúde “fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”, disse o urologista.