Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amom propõe CPI após ida de esposa de líder do CV no Amazonas ao Ministério da Justiça

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) protocolou um requerimento, nesta segunda-feira (13), para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento de servidores do alto escalão do Ministério da Justiça e de outros detentores de cargos políticos com membros de facções criminosas. O pedido tem como base as recentes notícias divulgadas pelo jornal ‘Estadão’.

No documento, o deputado justifica que “é imperativa uma investigação minuciosa” diante dos fatos apresentados. “Qualquer sinal de colaboração ou conluio entre autoridades ministeriais, detentores de cargos políticos e organizações criminosas representa uma ameaça direta à segurança pública, ao Estado de Direito e à confiança da população nos órgãos governamentais e detentores de cargos políticos responsáveis por fiscalizar o Poder Executivo”, declarou o parlamentar. Para ser instaurada, a CPI precisa de pelo menos 171 assinaturas dos parlamentares da Câmara.

Além do pedido de CPI, o parlamentar também enviou à Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime, para que sejam apuradas as visitas de Luciane Barbosa Farias, popularmente conhecida como “dama do tráfico amazonense”, à pasta. Luciane seria esposa de um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas.

Além do Ministério da Justiça, as matérias divulgadas pelo veículo nacional evidenciam o fácil acesso de Luciane ao Congresso Nacional, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Ministério de Direitos Humanos e Cidadania e até à Organização das Nações Unidas (ONU). Para o parlamentar, as informações comprometem a integridade e a confiança do público nas instituições.

Segundo notas de funcionários da pasta, Luciane se apresentou como presidente da organização de sociedade civil (OSC) Instituto Liberdade do Amazonas, que afirma ter o objetivo de lutar pelos direitos de pessoas privadas de liberdade.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.