*Da Redação Dia a Dia Notícia
Conhecida por ser amiga próxima de Izabelle Fontenelle, a esposa do prefeito de Manaus. Janaína Jamilla,empresária do ramo de roupas de luxo, foi nomeada a exercer o cargo de vice-presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), órgão vinculado a estrutura da Casa Civil e que tem o objetivo de apoiar entidades filantrópicas e promover ações sociais.Nas eleições municipais de 2024, Janaína foi candidata a vereadora pelo partido Avante-mesma sigla do prefeito – e recebeu 2.698 votos, mas não se elegeu.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município de Manaus (DOM) dessa sexta-feira (3), e assinado por David Almeida. De acordo com as informações que Janaína prestou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não possui formação técnica na área de assistência social, sua profissão é de empresária e possui um patrimônio de mais de R$ 1 milhão.
Segundo as informações de seu registro de candidatura, Janaina Jamilla tem grau de escolaridade de ensino médio completo, sendo asism, é mais uma de tantas indicações políticas em detrimento de técnicas, como é o caso do pedreiro e ex-vereador Sassá da Construção Civil que foi nomeado para o cargo de “secretário extraórdinário”, além do ex-vereador Professor Fransuá, que tem formação em Administração com foco em Engenharia de Produção e que irá gerir a pasta municipal de meio ambiente no lugar de um analista ambiental com mais de 30 anos de experiência. Essa não é a primeira vez que David Almeida indica pessoas próximas para gerir o FMS, no início do mandato anterior, quem comandava a pasta era a sua irmã, Dulce Almeida.
Forte amizade
Um vídeo divulgado por Janaina nas redes sociais e republicado por portais da cidade de Manaus, mostra a agora primeira-dama de Manaus, que se apresenta como Izabelle “Almeida”, visitando a loja de vestidos de festa “Casa Janaina Jamilla”, onde aparece experimentando e escolhendo um modelo de vestido.
O que é o Fundo Manaus Solidária
O Fundo Manaus Solidária foi criado em 2017, pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, para arrecadar recursos e promover ações de assistência social, saúde e educação para a população carente da cidade.
- Combate à pobreza e desigualdade social.
- Apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.
- Fomento à educação e saúde.
- Promoção de inclusão social.
Fontes de recursos
- Doações de empresas e indivíduos.
- Parcerias com organizações não governamentais.
- Recursos públicos.
Áreas de atuação
- Assistência social (alimentação, habitação, etc.).
- Saúde preventiva e curativa.
- Educação básica e continuada.
- Inclusão digital e social.