Search
booked.net

Ameaça terrorista: homem pretendia atacar Trump, Wilson Lima e outras autoridades

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Acusado de planejar atentados contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e outras autoridades, André Elias Almeida Soares, de 39 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (9), em uma casa flutuante no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Ele também é investigado por ameaças contra o Consulado dos EUA e prédios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de promover discursos de ódio com conotação religiosa e símbolos nazistas. As informações são da CENARIUM.

Investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o homem de 39 anos também planejou as ações hostis contra a Agência Consular dos Estados Unidos (EUA), em Manaus (AM). André Elias foi preso às 5h desta quarta-feira, 9, na residência dele, uma casa flutuante localizada no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital do Amazonas.

Os agentes da polícia também cumpriram mandado de busca e apreensão no endereço do investigado. As medidas judiciais foram autorizadas nessa terça-feira, 8, por Alcides Filho, juiz plantonista da Central de Plantão Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), com base na Lei do Racismo no contexto religioso.

Aplanilha de compromissosde André Elias, à qual a reportagem teve acesso, aponta que o funcionário da UEA, aposentado por invalidez, planejou as ações contra Wilson Lima, que foram programadas para os dias 7 de abril e 25 de abril de 2025. A planilha traz uma coluna especificando o status de cada alvo. No caso do governador do Amazonas, constava a classificação de suffering, ou “sofrimento” em português.

Além do arquivo no qual consta o planejamento das ações, André Elias também incluiu pastas de conteúdo com violência explícita em armazenamento em nuvem, em 22 de fevereiro de 2025, atreladas a Wilson Lima, à ex-primeira-dama do Estado Taiana Bezerra e à filha deles, de quatro anos de idade. Nos arquivos do suspeito, constavam imagens e vídeos editados.

Em um dos materiais, André Elias faz uma dublagem de uma entrevista do governador, na qual ele profere xingamentos e ameaças contra chefe do Executivo e ao Estado, onde cita ataques de âmbito religioso e político. Por que tu saiu do inferno e veio para cá? Volta para o inferno, miserável […] E ele vai te assassinar no fim (sic)”, diz trecho da dublagem.

Atos contra prédios públicos

O arquivo de planejamento de ações violentas contra religiosos também traz a data em que André Elias invadiu a Sinagoga Beth Yaacov Rebi Meyr, localizada na rua Leonardo Malcher, bairro Centro, na capital amazonense. Naquele dia, 30 de março, o investigado deixou um papel no local com símbolos nazistas. A PC-AM classifica documentos digitais elaborados pelo investigado como demonstração de “planejamento intencional e prévio das ações criminosas”.

Além do consulado dos EUA e do governador, o investigado planejou ações contra dois prédios da Universidade do Estado do Amazonas (EUA): a Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na Avenida Leonardo Malcher, no bairro Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul de Manaus. O “cronograma diário” do planejamento de ações hostis também mencionam a sede da reitoria da UEA, que fica na Avenida Djalma Batista, bairro Torres, respectivamente.

De acordo com o arquivo obtido pela CENARIUM, intitulado como “The Heart of hatred – My Goddamn dearly beloved diary”,ou “O coração do ódio – Meu maldito e amado diário” em tradução livre, o investigado criou o documento organizado em colunas que lista possíveis alvos, como:

  • Dois policiais;
  • Dois integrantes de tribunal;
  • Consulado dos Estados Unidos:
  • Prédios da UEA (Esat e reitoria), incluindo o atual reitor André Luiz Nunes Zogahib;
  • Prédio de Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.