Após deixar o partido Podemos, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, se filiou ao União Brasil e já confirmou sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas nas eleições de 2022. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06), durante a convenção nacional de oficialização da fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e Democratas (DEM), e o nascimento de um do superpartido de Direita: União Brasil.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar a nova sigla. A cúpula do DEM afirmou que o processo de fusão pode levar cerca de três meses para ser analisado pelos ministros.
Amazonino Mendes foi apresentado como pré-candidato do União Brasil ao Governo do Amazonas pelo primeiro-vice-presidente do partido, Antônio Rueda.
Nas eleições de 2022, o novo partido pretende alcançar a meta de eleger 12 governadores e manter a maior bancada no Congresso Nacional.
“O União Brasil será gigante também no Amazonas e com apoio de um partido forte nacionalmente vamos construir as bases para a transformação econômica e social do nosso Estado, e levar esperança ao nosso povo, principalmente dos bairros e do interior, que foram os que mais sofreram por conta de um governo desastroso”, pontuou Amazonino ao confirmar sua filiação.
Além do ex-governador, o vereador de Manaus, Amom Mandel e do ex-deputado federal e ex-secretário de Educação, Humberto Michiles também se filiaram ao União Brasil.
O partido União Brasil nasce com 82 deputados federais, oito senadores e quatro governadores. É o maior partido do país, com o maior volume de recursos do fundo eleitoral e com o maior tempo de propaganda eleitoral entre todos os partidos.