*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), 83, continua internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido a uma broncopneumonia. O político já havia sido internado em novembro com o mesmo problema, agravado por uma inflamação no intestino grosso. Amazonino chegou a receber alta em 6 de dezembro, mas voltou a ser internado pouco antes do fim de 2022.
Por ora, o ex-governador segue sem previsão de alta, mas informações de sua assessoria destacam que seu estado é estável. O quadro de saúde de Amazonino Mendes tem se agravado desde que desistiu de disputar a reeleição para a Prefeitura de Manaus em 2012. Na época, chegou a anunciar sua aposentadoria política para cuidar da saúde, mas acabou concorrendo e vencendo as eleições suplementares para o governo estadual em 2017, após a cassação de José Melo (Pros).
Em 2018, foi derrotado no segundo turno pelo estreante Wilson Lima, então filiado ao Partido Social Cristão (PSC). Na campanha de 2022, os problemas de saúde e o peso da idade prejudicaram sua mobilização política, fazendo com que não avançasse para o segundo turno pela primeira vez em sua carreira.