*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) completou 30 dias de internação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (25/1). O veterano da política amazonense, sesundo sua assessoria, apresenta problemas respiratórios e não possui previsão de alta. Aos 83 anos, Amazonino chegou a deixar o hospital no início de dezembro 2022 após ser internado com diverticulite e pneumonia no mês de novembro. Contudo, retornou à internação pouco antes do fim do ano.
Na primeira internação, Amazonino foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por alguns dias. Nessa última internação, foi encaminhado para um quarto comum, apresentando quadro de pneumonia e imunidade baixa.
A saúde do ex-governador vem se deteriorando com o passar dos anos. Diagnosticado com diabetes e pressão alta, o político chegou a anunciar sua aposentadoria em 2012, quando não concorreu à reeleição para a Prefeitura de Manaus. Retornou à cena política em 2017 durante as eleições suplementares para o governo do estado, determinadas após a cassação de José Melo (Pros). Na ocasião, derrotou o senador Eduardo Braga (MDB) no segundo turno e tornou-se governador do Amazonas pela quarta vez.
Em 2018, Amazonino foi derrotado por Wilson Lima, então no Partido Social Cristão (PSC). Em 2022, com agenda reduzida devido aos problemas de saúde, participou pouco da campanha de rua e terminou fora do segundo turno pela primeira vez em décadas.