*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Vetor Centro de Estudos está celebrando mais um recorde, encerrando o ano com 70 alunos aprovados em Medicina, nas principais universidades do país. Entre os jovens que sonham em se tornar médicos está Lucas Pereira Rodrigues, de 25 anos, que acaba de ser aprovado em terceiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
“O que me levou a participar foi o número reduzido de vestibulares que podemos fazer para Medicina em Manaus, há poucas instituições que oferecem o curso. Além disso, a cidade de Boa Vista também tem a vantagem de estar aqui perto, possibilitando viajar de ônibus”, comenta o aluno do Vetor.
Comparado com outros vestibulares que já realizou, Lucas avaliou que a prova da UERR exige do candidato conhecimento mais aprofundado das matérias, muitas vezes misturando dois assuntos em uma mesma questão.
“Geografia e História possuem questões regionais de Roraima, o que pode pegar os candidatos desprevenidos”, relatou o jovem, que durante a preparação fez simulados das últimas cinco provas da UERR.
Outro aluno aprovado em Medicina na UERR é Fernando Pelegrini, de 24 anos, que afirma que escolheu participar do vestibular por influência do professor de Química do Vetor, Ronny Souza. O professor diz que a universidade de Roraima tem hospital próprio, além de ser uma boa opção na região.
“Foi uma experiência excelente fazer a prova em outro Estado. Além de conhecer como outras bancas cobram os conteúdos que estudamos para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também podemos aumentar nossas possibilidades de aprovação, visto que hoje em dia a concorrência está mais forte, assim como as vagas estão diminuindo”, refletiu Fernando.
Ele comenta que já foi aprovado em outros vestibulares, nos cursos de Direito, Odontologia, Enfermagem e Engenharia. Fernando, inclusive, chegou a cursar Direito na UEA, e iria se formar em 2023, mas seu sonho sempre foi Medicina.
“Neste ano resolvi me dedicar 100% ao vestibular e encontrei no Vetor a melhor preparação da cidade. Em apenas 10 meses consegui ter a primeira aprovação”, comemora o aluno do cursinho.
Matrículas abertas
O Vetor Centro de Estudos acaba de abrir vagas para os jovens que desejam iniciar a preparação para os vestibulares e Enem. As aulas iniciam no fim de janeiro, na nova unidade do cursinho, localizada na avenida Via Láctea, 65, Conjunto Morada do Sol, no Adrianópolis, e na Travessa Ponta Negra, 14, Nova Esperança.
Entre os diferenciais do Vetor estão a estrutura e o suporte pedagógico oferecidos aos alunos durante toda a preparação. A disponibilidade de cabines de estudos e de professores ao longo do dia também são fundamentais para aumentar as chances de aprovação.
“No último Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram 23 alunos foram aprovados apenas em Medicina, e quase todos passavam o dia no Vetor, assistiam às aulas, almoçavam por aqui, faziam uso das cabines e ainda aproveitavam para tirar dúvidas diretamente com os professores”, disse o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.
Outra ferramenta utilizada pelo Vetor é o Método Leal, metodologia pioneira de estudo que busca apoiar o desenvolvimento do estudante de modo pleno, preparando vestibulandos de alta performance. Motivação, autoeficácia, planejamento estratégico de estudos, gestão do tempo, foco e concentração, revisão e memorização, estratégias de prova, gestão de estresse e ansiedade, produtividade e alta performance são temas que fazem parte do dia a dia dos alunos do cursinho, que é referência quando o assunto é aprovação.