*Da Redação Dia a Dia Notícia
A manauara Daniele Amanda Moraes Brito, de 21 anos, estudante de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, integrou a equipe brasileira que conquistou o primeiro lugar na International Rocket Engineering Competition (IREC), realizada entre os dias 9 e 14 de junho, no Texas, Estados Unidos.
O foguete Aracê, nome que vem do Tupi-Guarani e significa “nascer do sol”, alcançou 3.255 metros de altura, uma conquista inédita para o Brasil no cenário aeroespacial estudantil, na categoria de foguetes com motor de combustível sólido.
Daniele Brito, integrante da equipe UFABC Rocket Design, vencedora da competição, afirma que a vitória representa não só um troféu, mas também o potencial da educação pública brasileira e o protagonismo dos jovens latino-americanos na ciência global.
O próximo desafio é o LASC (Latin American Space Challenge), a segunda maior competição de foguetes do mundo, que acontecerá em novembro, no Brasil.
Sobre a IREC:
A International Rocket Engineering Competition é considerada a maior competição acadêmica de engenharia de foguetes do planeta, reunindo mais de 150 universidades de diversos países e cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, docentes e mentores. A competição, organizada anualmente pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA) é atualmente o maior torneio de foguetes de sondagem experimental do mundo.
