*Da Redação Dia a Dia Notícia
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o amazonense Beto Simonetti foi colocado nesta quarta-feira (8), entre os nomes que reúnem atributos para substituir o ministro Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em artigo publicado pelo ex-senador e procurador aposentado, Demóstenes Torres, no site Poder360, o nome do amazonense é colocado em jogo.
Para Torres, Simonetti merece ocupar o cargo por ter tirado a OAB da letargia. “Caso Lula o apresente, terá apoio dos advogados do Brasil para dar conta de chegar lá e ser um ministro do STF que dê orgulho à classe e a nação”, diz o artigo.
Ricardo Lewandowski deixará o STF em maio, quando completa 75 anos e é obrigado a se aposentar. Porém, apesar do desejo de Demóstenes, o favorito à vaga é o advogado Cristiano Zanin, que livrou Lula da cadeia e dos processos da Lava Jato.
Em 132 anos de existência, o STF teve apenas um ministro do estado do Amazonas, que foi Francisco Manoel Xavier de Albuquerque. Ele também era advogado e chegou a presidir a Corte entre 1981 a 1983. Xavier de Albuquerque faleceu em abril de 2015.
*Com informações do BNC