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Amazonas teve pior Ensino Médio do Brasil durante gestão de Braga como governador, aponta Enem

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O estado do Amazonas configurou no extremo da lista do pior Ensino Médio com 33,48 pontos, no ano de 2008, durante o quinto ano de gestão do então governador Eduardo Braga. Atualmente, Braga é senador e candidato ao governo do Estado pelo MDB. A escala de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai de 0 a 100.

O Amazonas ficou atrás do Tocantins (33,65) e Alagoas (33,94), no ano em que o Distrito Federal teve o melhor desempenho, de acordo com resultados do Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2008, quando a média nacional dos estudantes do terceiro ano na prova objetiva foi de 45,39.

Foto: Reprodução/Agência Cenarium

Em 2008, em nenhum Estado a média dos alunos superou 50% de acertos. A média nacional no exame foi de 40,54. Dos 27 Estados da federação, oito ficaram acima desse patamar – todos do Sudeste e do Sul. Na prova de redação, gaúchos (62,57) e capixabas (60,60) tiveram as melhores médias. Nessa prova, a média nacional foi mais alta: 59,35, em escala de cem.

A prova do Enem era composta de 63 questões de múltipla escolha e uma dissertação. A participação no exame já é facultativa, e as notas utilizadas por 500 faculdades públicas e privadas como parte ou complemento do vestibular.

Localizada na zona rural do município de Santo Antônio do Içá (a 879 km de distância de Manaus), no Alto Solimões, a Escola Estadual Indígena Dom Pedro I obteve 249,25 pontos no Enem 2009, bem abaixo da média de 500 pontos definida pelo Inep. Na avaliação de 2008, a Escola Estadual Indígena Cacique Manuel Florentino Mecuracu, de Benjamin Constant ( a 1.119 km de distância da capital), ficou com a terceira pior nota da avaliação.

Foram avaliados, no Amazonas, 22,6 mil estudantes das 433 escolas que oferecem o Ensino Médio Regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 2009. Destas, 339 tiveram as notas divulgadas, seguindo uma série de critérios adotados pelo Inep, que, em 2009, reformulou a metodologia do Enem, criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

*Com informações da Agência Cenarium

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