*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Amazonas registrou 12.590 casos suspeitos de arboviroses entre 1º de janeiro e 10 de julho de 2025, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (10), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). A maioria das notificações envolve casos de dengue, com 3.487 confirmações e dois óbitos registrados neste ano.
As arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes como mosquitos, são mais frequentes em regiões de clima úmido e urbano, cenário característico do Amazonas. Além dos casos de dengue, o boletim aponta 98 confirmações de chikungunya, 57 de febre do Mayaro, 11 de zika vírus e nenhum caso confirmado de febre do Oropouche até o momento.
Entre os municípios com maior número de notificações estão Manaus (2.567), Atalaia do Norte (977), Jutaí (919), Envira (843), Eirunepé (748), Guajará (680), Tefé (649), Ipixuna (645), Tabatinga (588), Benjamin Constant (513), Manacapuru (436) e Presidente Figueiredo (375).
Segundo a FVS, a faixa etária mais afetada é a de 20 a 39 anos, que concentra 34,8% dos casos confirmados. Em seguida aparecem pessoas entre 40 e 59 anos (22,4%) e adolescentes de 10 a 19 anos (17,9%). Os principais sintomas relatados pelos pacientes incluem febre (94,3%), dor de cabeça (83,1%) e dores musculares (65,9%), além de dor nas costas, náuseas e vômitos.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que os casos leves sejam tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Já os sinais de risco — como alterações na pressão arterial, dor abdominal intensa e sangramentos — exigem atendimento médico imediato em unidades de emergência. A SES reforça que o Estado conta com equipes capacitadas para oferecer assistência completa aos pacientes com arboviroses.
A principal medida de prevenção segue sendo o combate aos criadouros do mosquito transmissor, com eliminação de focos de água parada. No caso da febre do Oropouche, recomenda-se ainda evitar áreas de mata e margens de rios entre 9h e 16h, manter os quintais limpos e utilizar repelentes.
