Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas tem o sexto maior índice de infelicidade do Brasil, aponta pesquisa da Fundação Getúlio Vargas

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Amazonas ocupa o 22º lugar em levantamento feito de acordo com o “índice de infelicidade” entre os estados brasileiros. A pesquisa, do economista Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), analisa os dados de inflação com os de desemprego. Na primeira pesquisa, realizada em 2013, o Amazonas estava em 19º.

O levantamento, divulgado pela Folha de S. Paulo, considera a taxa de inflação acumulada em quatro trimestres para cada estado e a média da taxa de desemprego nos últimos quatro trimestres. Entre os estados da região Norte, o Amazonas é o que tem a pior posição e o Pará, em quinto lugar geral, tem a melhor.

Nove entre os dez estados considerados mais “infelizes” são da região Norte e Nordeste. Os estados com maior índice de infelicidade são Bahia com 24,7%, Alagoas com 24,3% e Sergipe com 23,9%, sendo puxados pelo alto índice de desocupação.

Com economia diversificada e o menor índice de desocupação do país, sendo 6,2%, Santa Catarina passou de 9% em 2013 para 10% em 2021. Rio Grande do Sul e Paraná aparecem na sequência, com 13% e 13,6% respectivamente, fazendo com que os três estados tenham os melhores índices de bem-estar do País.

Na comparação com os países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil aparece na segunda pior posição do ranking de infelicidade, atrás apenas da Turquia, com 26,28%.

Na lista com 38 países, as melhores posições no primeiro trimestre ficaram com Japão (2,4%), Finlândia (4,40%) e Eslovênia (4,80%).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.