Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas tem mais pretendentes para adotar do que crianças disponíveis para adoção; são 143 pessoas na lista

*Da Redação Dia a Dia On-line

No Amazonas, 143 pessoas estão na lista de pretendentes para adoção e 63 crianças estão disponíveis para serem adotadas. O número não bate, mesmo com um número maior de famílias que querem adotar, muitas crianças continuam em abrigos. É o que aponta os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O sistema é atualizado semanalmente, nesta segunda-feira, dia 12, Dia das Crianças, a atualização da página mostra que 28 meninos e 35 meninas estão disponíveis para adoção no Estado, 13 crianças com até 3 anos de idade, 28 tem de 3 a 9 anos e 20 tem idade de 9 a 15.

O número de famílias que pretendem adotar e aguardam na lista de espera é maior, são 143 famílias. O perfil, segundo o CNJ, aponta que 60, 8% não tem preferência de gênero, já 23,8% esperam adotar meninas e 15,4 preferem meninos.

A preferência por idade menor que 4 anos é maior, são 84 famílias. O número de famílias que procuram crianças de até seis anos é de 35, com oito anos cai para 14, e acima de 16 anos apenas 3.

Quem está na lista alega que esses números revelam mais que a preferência das famílias, mas a burocracia da adoção. Stela Muniz de 32 anos conta que sonha em ter um filho, adotivo, ela descobriu que não poderia gerar filhos biológicos há 2 anos, e desde então espera pela autorização da Justiça.

“Não sou casada e já percebi que isso “pesa” para a escolha, tem dois anos que aguardo a chance de ser mãe, adotiva. Visito os abrigos, vejo muitas crianças que só esperam um lar, e eu assim como muitos querendo oferecer esse lar, continuo esperando”, lamenta a autônoma.

Até esta segunda-feira, dia 12, oito crianças constam no sistema em processo de adoção no Estado.

Crianças adotadas em 2019 no AM

No ano passado 27 crianças foram adotadas no Amazonas, desses 18 meninas e 9 meninos. A maioria, 20 delas, com até 6 anos de idade. Outras cinco crianças tinham de 6 a 9 anos e duas de 9 a 12 anos.

Acolhimento

Ainda de acordo com os dados do CNJ, no Amazonas, 223 crianças foram acolhidas, em lares provisórios. O maior número é de meninas, são 127. Entre as crianças, 151 não têm irmãos. A maioria, 83 crianças, tem até 6 anos de idade. de 6 a 9 anos são 22, de 9 a 12 anos são 34, de 12 a 15 anos um total de  35 e mais de 15 anos são 49 adolescentes.No Brasil, existem 30.967 crianças acolhidas em unidades como abrigos e 5.154 aptas para serem adotadas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.