*Da Redação Dia a Dia Notícia
Termina no dia 10 de setembro o prazo para 53 municípios do Amazonas manifestarem interesse em retornar a construção de obras escolares paralisadas ou inacabadas que fazem parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. Na lista de obras do Estado constam 196 obras inacabadas e paralisadas. A conclusão desse conjunto de construções, em sua totalidade, somaria a Amazonas 74 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 87 escolas de ensino fundamental; 35 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.
Ao todo, 53 municípios do Amazonas serão beneficiados com o pacto de obras da educação básica, com exceção de Anamã, Canutama, Ipixuna, Japurá, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença e Silves.
Adesão
Para retomar as obras paralisadas ou inacabadas os entes federados devem formalizar a repactuação no Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle (Simec), no módulo “Obras 2.0”. Para cada uma das obras em que haja interesse na retomada, o ente deverá incluir o ID da obra, clicar na área “Lista de Opções” e selecionar a opção “Solicitar nova pactuação MP1174”, inserir um texto informando o interesse na repactuação e enviar para análise.
Uma vez que a manifestação foi enviada ao FNDE, começa o período de análise pela autarquia. Os entes federativos devem ficar atentos aos procedimentos, que serão sempre conduzidos partir de comunicações entre o FNDE e o ente pelo módulo “Obras 2.0”, na aba “Solicitações” no ID da obra.
Cabe aos entes decidir, junto às suas áreas técnicas, se querem ou não aderir ao pacto, não sendo uma obrigatoriedade. No entanto, ao retomar as obras atendidas no âmbito do Pacto Nacional, os gestores terão novo prazo de 24 meses para a sua conclusão, que pode ser prorrogado pelo FNDE, por igual período, uma única vez.