*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Amazonas registrou o maior índice de abstenção do país na primeira fase do Concurso Público Unificado 2025 (CNU), com 51,2% dos inscritos ausentes. Já o Distrito Federal teve o menor percentual, com 30,8%.
Em todo o Brasil, 42,8% dos candidatos não compareceram às provas, o que representa 324.971 ausências. Outros 436.582 candidatos participaram do exame, segundo dados do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
A ministra Esther Dweck destacou que o índice nacional representa uma melhora em relação ao ano anterior, indicando maior engajamento dos participantes.
Etapas
O gabarito preliminar das provas objetivas e o caderno de questões serão divulgados nesta segunda-feira (6). Os candidatos poderão entrar com recursos nos dias 7 e 8 de outubro.
Conforme o cronograma, o resultado final das provas objetivas e a convocação para a segunda fase estão previstos para 12 de novembro. Nessa data também serão chamados os candidatos para avaliação de títulos, verificação de cotas raciais e análise de deficiência (PCD).
A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, com resultado preliminar em 23 de janeiro. O cronograma do concurso termina em 16 de março de 2026, quando está prevista a convocação dos aprovados para nomeação e, se houver, o início dos cursos de formação.
