*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Defesa Civil do Amazonas divulgou, nessa quarta-feira (16), que oito municípios do estado decretaram situação de emergência devido à elevação dos níveis dos rios Madeira, Juruá e Purus, característica do período de inverno amazônico. A grave situação já impacta a vida de aproximadamente 200 mil habitantes.
Os municípios de Apuí, Humaitá, Manicoré, Guajará, Ipixuna, Benjamin Constant e Boca do Acre estão enfrentando significativos transtornos decorrentes da rápida subida das águas. Novo Aripuanã se juntou à lista de cidades em situação crítica nesta quarta-feira.
Em Humaitá, o rio Madeira alcançou a marca de 23,91 metros. Já em Manicoré, a cota de transbordamento atingiu os 27 metros, ficando a menos de dois metros do nível histórico registrado na grande cheia de 2014.
O secretário de Estado da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Francisco Máximo Filho detalhou o cenário atual e as projeções para o estado: “Nós temos 8 municípios em emergência e mais 22 em situação de alerta. Nossa previsão é de afetar até 26 municípios. Embora tenhamos 2 estações bem definidas, com o inverno durando seis meses, ele tem períodos diferentes em cada calha. As calhas do Juruá e do Madeira chegaram ao seu ápice, a tendência é que se estabilizem e comecem a vazar. Devemos ter afetamentos no Alto Solimões”. A informação foi divulgada pelo portal Onda Digital.
A Defesa Civil do Amazonas segue monitorando a situação e prestando apoio às populações afetadas pelas cheias.