Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas tem 557 mil pessoas afetadas pela maior estiagem da história do estado

Foto: Bruno Kelly/Reuters
Foto: Bruno Kelly/Reuters

*Da Redação – Dia a Dia Notícia

Nesta segunda-feira (16), o Amazonas atingiu o número de 557 mil pessoas afetadas pela severa estiagem, que é considerada a maior da história do estado. Ao todo, 138 mil famílias sofrem com os efeitos da seca.

Além disso, são 50 municípios em situação de emergência (incluindo a capital, Manaus), 10 em alerta, e apenas 2 em normalidade.

Junto com a seca, desde o início do ano, o Amazonas 17.731 focos de calor, e luta para combater as queimadas que ocorrem no interior.

Nesta segunda-feira (16), o rio Negro atingiu a cota de 13,59 metros em Manaus, sendo a maior vazante de toda a história na capital amazonense. Dessa maneira, a marca já supera a seca mais extrema já registrada.

No ano de 2010, o rio atingiu a cota de 13,63 metros. Neste ano, a marca atingida foi de 13,59 metros, dez centímetros a menos do que o registrado no domingo (15).

O Governo do Amazonas começou a receber no domingo (15), mais equipes de brigadistas do Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A chegada de 94 servidores vai reforçar o combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Ao todo, 59 brigadistas, do Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro, chegaram na capital no final da tarde, na Base Aérea, zona sul da capital. Outros 35, vindos de Rondônia, chegaram por via terrestre. O envio das equipes ocorre em atenção ao pedido feito pelo governador Wilson Lima, na última quarta-feira (11), e se soma a outras ajudas já enviadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, a pedido do Governo do Estado.

 

Leia mais:

Amazonas recebe mais 94 brigadistas do Ibama para apoio no combate a queimadas

Rio Negro atinge cota de 13,59 metros e Manaus registra maior seca da história

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.