Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas tem 5 novos casos de rabdomiólise

O Amazonas registrou, nos últimos 14 dias, cinco novos casos de rabdomiólise associados à “doença da urina preta”, todos no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus.

O cenário da rabdomiólise no Amazonas foi atualizado nessa quarta-feira (23), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Esse é considerado o pior surto da síndrome já registrado no estado. No primeiro surto, em 2008, foram 27 casos e no segundo, em 2015, 74 casos.

De 21 de agosto até essa terça-feira (21), foram notificados 132 casos de rabdomiólise no Amazonas, sendo 75 associados à “doença da urina preta”. Duas pessoas morreram com a doença, desde agosto.

Os casos considerados compatíveis com a “doença da urina preta” foram notificados em 10 municípios: Itacoatiara (44), Parintins (12), Manaus (6), Urucurituba (4), Silves (3), Maués (2), Manacapuru (1), Itapiranga (1), Autazes (1) e Caapiranga (1). Destes, dois casos evoluíram para óbito e ocorreram em Itacoatiara.

No atual surto da doença, a primeira morte ocorreu no dia 28 de agosto: a auxiliar de serviços gerais, Maria de Nazaré Monteiro, de 51 anos. Não há mais informações sobre a segunda morte pela doença.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.