O Governo do Amazonas registrou, na tarde desta quinta-feira (2), o total de 229 casos do novo coronavírus no Estado, sendo 205 em Manaus e 24 distribuídos em nove municípios no interior. Segundo a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, mais 350 pacientes estão aguardando o resultado de exames.
Atualmente, seis mortes estão sendo investigadas para concluir se foram causadas pela Covid-19. Entre esses óbitos, está o caso do professor Manuel Rodrigues Terceiro Neto, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e uma criança de 4 anos do sexo feminino. Outras 18 pessoas estão internadas com estado grave em UTIs.
Sobre o tratamento de pacientes em isolamento domiciliar, a diretora do FVS informou que um aplicativo desenvolvido pelo Governo, em parceria com uma empresa privada, será utilizado para acompanhar remotamente a evolução da doença. “As equipes de vigilância não irão se expor a quem tem o vírus, protegendo a saúde dos trabalhadores da área, ao mesmo tempo, nos permite acompanhá-los e, havendo sinais de gravidade, o paciente será encaminhado ao hospital da rede”, destacou.
O secretário-chefe da Susam, Rodrigo Tobias, confirmou o recebimento de nove mil testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde. A prioridade de aplicação dos testes será aos profissionais da saúde, pacientes em estado grave e demais casos suspeitos com sintomas.
Ainda de acordo com o secretário, o Amazonas possui 392 respiradores prontos para uso no tratamento da doença. Essa quantidade não é suficiente, tendo em vista a ocorrência de outras doenças respiratórias, e o crescimento de casos do coronavírus em nível global. “Pedimos para a população, neste momento, para que ela se sinta responsável. Ficando em casa, vocês ajudarão o sistema de saúde a prestar cuidados necessários àqueles que realmente necessitam”, alertou.