Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas tem 13 municípios com assistência profissional para política de saúde LGBT

Fotos: Bruno Zanardo/SECOM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O Amazonas é o 5º estado do Brasil a implementar uma Polícia Estadual de Saúde LGBT. O Governo do Estado em 2021 homologou o avançado em medidas voltadas aos direitos deste público. Atualmente, dos 62 municípios, 13 tem a indicação de um profissional para cuidar deste setor da saúde.

Entre os objetivos, está o fornecimento de maior acolhimento na rede de assistência por parte dos profissionais de saúde. De acordo com a coordenadora estadual de saúde LGBTI+ da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Vivian Marangoni, o Amazonas ainda precisa ampliar a área de atuação em outros municípios.

“Uma das metas que é uma das mais importantes é a interiorização das ações da política de saúde LGBT no Amazonas”, relatou Maragoni.

Nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco existem resoluções aprovadas. Segundo a secretaria do estado, o plano é pensado em metas e produtos que visam garantir o atendimento sem preconceitos com relação a sexualidade e realizado de forma humanizada.

O Conselho Estadual de Saúde do Amazonas aprovou a criação da Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+, em 2021. E em 2022, aprovou a resolução do Plano Operativo 2022/2023, que abriram caminhos para que melhorias sejam discutidas de forma mais ampla em âmbito estadual.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.