*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma importante iniciativa voltada para a interiorização do desenvolvimento econômico no Amazonas foi transformada em lei. A proposta do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), que estabelece diretrizes para a criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior, foi sancionada como a Lei Ordinária nº 7.725/2025.
A nova legislação tem como objetivo incentivar o desenvolvimento regional sustentável, fortalecer a economia e, crucialmente, gerar novas oportunidades de trabalho e renda fora de Manaus.
O deputado Roberto Cidade destacou a necessidade de equilibrar o desenvolvimento, focando nas áreas, que mais precisam de suporte. “Enquanto na capital os centros de inovação e empreendedorismo já estão mais estabelecidos, o interior ainda exige maior atenção. Se oferecermos as condições adequadas, em pouco tempo veremos o fortalecimento do empreendedorismo e, como resultado, uma economia estadual mais sólida e dinâmica”, afirmou o parlamentar.
A lei recém-aprovada busca construir uma rede estratégica de apoio para a criação de negócios sustentáveis e a qualificação profissional da população local. Os Centros deverão:
Incentivar a instalação de hubs tecnológicos em cidades-polo do interior.
Promover parcerias entre o governo, o setor privado, universidades e organizações sociais.
Fomentar negócios focados nas vocações locais, como biotecnologia, setor agroflorestal, turismo e economia digital.
Além disso, a lei prevê ações de capacitação técnica e empreendedora, com a oferta de cursos, workshops e treinamentos para jovens e adultos. Também será garantido o acesso a ferramentas tecnológicas, incluindo internet de alta velocidade, espaços de coworking e laboratórios de inovação.
A nova legislação ainda contempla o fomento à economia criativa e digital, com foco na inclusão social e no fortalecimento das comunidades. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) será a responsável pela coordenação e supervisão da implementação dos novos Centros.
