*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Amazonas registrou quatro novos casos de Mpox até esta quarta-feira, 11/9. Os dados estaduais sobre a doença são divulgados por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
O novo informe epidemiológico semanal da FVS-RCP apresenta o seguinte quadro: 39 notificações da doença, quatro casos confirmados, 26 descartados e nove suspeitos. Não houve registro de óbitos relacionados à doença
Os quatro casos confirmados são de homens com idades entre 20 e 49 anos, residentes em Manaus. O informe detalha os principais sinais e sintomas da Mpox, sendo eles: lesão em mucosa, dor muscular, lesão genital ou perianal e febre (presente em 100% dos casos).
Além disso, foram identificados sintomas intermediários, como proctite (inflamação da mucosa do reto), erupção cutânea aguda, astenia (sensação de fraqueza) e lesão cutânea (observados em 50% dos casos).
Sinais menos frequentes incluem adenomegalia (aumento dos linfonodos) e lesão oral, presentes em 25% dos casos.
Casos suspeitos de Mpox podem ser informados pelo e-mail [email protected], e as informações atualizadas estão disponíveis no site da FVS.