*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Amazonas registrou a primeira morte por dengue de 2025, o caso foi detectado no município de Jutaí (distante750 quilômetros de Manaus). A vítima, um homem de 64 anos, faleceu após apresentar sintomas graves da doença, como febre, mialgia e dores articulares. Apesar do atendimento médico, seu quadro evoluiu de forma grave, levando ao óbito. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
No primeiro trimestre de 2025, o estado registrou 1.694 casos de dengue, um aumento de 77,3% em comparação a fevereiro, quando foram contabilizados 955 casos. Além disso, entre 1º de janeiro e 27 de março, o Amazonas notificou 5.743 casos suspeitos de arboviroses. Desses, foram confirmados 45 casos de Chikungunya, 29 de Febre de Mayaro e 5 de Zika.
Segundo a gerente de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Lilian Furtado, o homem procurou atendimento médico devido aos sintomas, mas infelizmente não resistiu ao agravamento do quadro clínico. O aumento de casos e a gravidade da situação reforçam a necessidade de medidas de prevenção e atenção à saúde pública.