*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a setembro de 2022, o estado do Amazonas registrou 2.831 casos de violência doméstica contra a mulher. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, a partir de dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foi constatado que houve um aumento de 4% se comparado ao mesmo período de 2021, onde houve 2.722 casos.
Os dados disponibilizados pela FVS-RCP se referem apenas ao número de casos registrados nos municípios do Estado e a faixa etária das vítimas, não sendo possível identificar o tipo de violência sofrida pelas mulheres.
Dentre todas as faixas etárias, mulheres de 10 a 19 anos foram as que mais sofreram com casos de violência no Amazonas, sendo 1.160 no total de janeiro a setembro de 2022. Já em relação ao município que registrou o maior número de casos, a capital Manaus aparece a frente dos demais com um total de 943 casos.
A violência doméstica pode ocorrer de diversas maneiras, sendo elas a física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Muito dos agressores são companheiros das vítimas. As denúncias para crimes de violência doméstica podem ser feitas em qualquer delegacia ou por meio dos canais telefônicos 180 e 181, no qual é possível que a denúncia seja realizada de forma anônima. Outro canal que pode ser utilizado é o 190.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que se referem ao período de janeiro a maio de 2022, 1.468 mulheres foram vítimas de violência doméstica na capital. Desse total, 1.155 foram vítimas de lesão corporal e 313 de descumprimento de medida de protetiva de urgência.
Em casos mais extremos, muitas mulheres acabam perdendo suas vidas, situações na qual se caracterizam o crime de feminicídio. Em 2022, foram registrados seis casos de feminicídio no Amazonas, de janeiro a maio. Crimes desta natureza são caracterizados como homicídio consumado ou tentado, tendo mulheres como vítimas (ou com motivação de gênero).