*Sa Redação Dia a Dia Notícia
No início da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo do Amazonas anunciou a ampliação das ações de saúde, com destaque para a expansão das Carretas da Saúde e o uso do Barco Hospital São João XXIII.
O governador Wilson Lima destacou que o objetivo é ampliar os serviços de saúde voltados para as mulheres, oferecendo mamografias gratuitas para aquelas a partir dos 40 anos nas Carretas da Saúde. “Estamos trabalhando para fortalecer e ampliar os serviços voltados à saúde da mulher”, afirmou.
O câncer de mama é a segunda neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no Amazonas, ficando atrás apenas do câncer de útero. Para 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 500 novos casos no estado.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que a inovação do governo para levar a mamografia a populações de difícil acesso é o Barco Hospital São João XXIII. Em parceria com o Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, o barco leva exames a comunidades rurais e indígenas, complementando a ação das Carretas da Saúde.
“Com as carretas e o barco estamos indo ao encontro da população com esse exame. Com a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce, vamos mudar a realidade do câncer de mama no Amazonas,” declarou a secretária.
Desde 2023, as Carretas da Saúde já realizaram mais de 86 mil atendimentos, incluindo exames de mamografia, ultrassonografia e tomografia, alcançando diversos bairros da capital e municípios como Iranduba, Manacapuru, Parintins e Itacoatiara.
Em Manaus, a Carreta da Saúde estará no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Santo Antônio) entre os dias 13 e 31 de outubro, oferecendo mamografias e ultrassonografias. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Mulheres com menos de 40 anos precisam apresentar solicitação médica para realizar os exames.
A campanha Outubro Rosa terá uma programação intensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e parceiros. A Abertura Oficial do Movimento Outubro Rosa 2025 ocorre nesta quarta-feira (1º), às 17h, no Mirante Lúcia Almeida, organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon).
Entre as atividades, destaca-se o evento de Prevenção Oncológica da Mulher no dia 10 de outubro, das 8h às 12h, na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), direcionado a servidoras da área da saúde. O evento contará com a Carreta da Saúde para exames, além de rodas de conversa sobre saúde mental, bem-estar no trabalho e atividades físicas e culturais.
A secretária Nayara Maksoud reforçou o apelo à população: “Entramos no Outubro Rosa. Queremos reforçar a importância do diagnóstico precoce. Mulheres acima de 40 anos, não deixem de realizar a mamografia em uma unidade do SUS AM ou nas Carretas de Saúde.”
FCecon: referência no tratamento oncológico
A Fundação Cecon é o hospital de referência na rede pública para o tratamento do câncer de mama, oferecendo cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A unidade dispõe ainda do serviço de Navegação de Paciente, que agiliza e prioriza o atendimento e agendamento de mulheres em tratamento.
O hospital também assegura o acompanhamento multiprofissional com fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, fundamental para a jornada das pacientes.
