Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas reduz número de mortes; Manaus passa à fase vermelha

O governo do Amazonas anunciou neste sábado (13) que, devido à melhora nos índices que controlam a segunda onda de pandemia de coronavírus na região, a capital passará da fase roxa, a mais grave, para a vermelha, menos crítica. O interior segue na fase roxa, de acordo com a reportagem do UOL.

Para os próximos sete dias, em Manaus (AM), haverá um afrouxamento de parte das restrições à circulação de pessoas e ao funcionamento do comércio. No entanto, o governador Wilson Lima (PSC) destacou que a situação continua grave e “preocupante”.

Nos últimos 14 dias, a média móvel de mortes por covid-19 caiu 35% no Amazonas. Essa taxa chegou a 140 óbitos diários em 21 de janeiro. Hoje, está em 83 mortes por dia. A média móvel de casos baixou de 21% nos últimos quatorze dias.

“Não podemos baixar a guarda, porque senão podemos correr o risco de colocar tudo que conquistamos a perder”, disse Wilson Lima, em anúncio. “O esforço que todos têm feito para conter essa pandemia… Os resultados positivos, já começam a aparecer.”

Em 4 de janeiro, o Amazonas havia saído da fase vermelha e entrado na roxa, a mais restritiva. Agora, o movimento é inverso.

Com a fase vermelha, continua proibida a circulação de pessoas entre as 19h e 6h da manhã. No entanto, os comerciantes poderão vender bebidas na modalidade de “drive thru” das 8h às 15h. Obras emergenciais em residências estão permitidas

Serviços de beleza, como salões de cabeleireiro, de beleza e barbearias, podem funcionar em regime domiciliar. O transporte público é permitido a profissionais de saúde e a pessoas que estejam em atividade essenciais permitidas no decreto.

O transporte de carga segue liberado para combustíveis, gêneros alimentícios e de higiene, além de produtos ligados à saúde e à segurança pública.

Wilson Lima disse que pediu autorização ao Ministério da Saúde para vacinar pessoas entre 18 e 49 anos que tenham problemas de saúde crônicos.

Desde o início da pandemia, a covid-19 já matou 9.619 pessoas no Amazonas, que acumula 290 mil casos. O estado foi atacado por uma nova variante do coronavírus, que se espalha mais rápido.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.