O Governo do Amazonas recebeu, na noite dessa quinta-feira (16), um novo lote com 112.320 unidades da vacina Pfizer/BioNtech, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Uma nova edição da campanha Vacina Amazonas acontecerá nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) para intensificar a aplicação da dose de reforço e segunda dose de vacina contra Covid-19 na população manauara.
A remessa chegou por volta das 23h40 ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). O local oferece acondicionamento adequado às doses, à temperatura de -86ºC.
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 3.627.939 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (16), sendo 2.436.847 de primeira dose, 1.143.342 de segunda dose e 47.750 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).
Mutirão de vacinação
Mais uma edição da campanha Vacina Amazonas acontecerá nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), ampliando a cobertura vacinal na capital com a aplicação de dose de reforço e segunda dose de vacina contra Covid-19. Além disso, serão aplicadas também a primeira dose nas pessoas que ainda não tomaram o imunizante.
Os postos de vacinação estarão distribuídos entre o Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar, Waldocke Fricke, além das escolas estaduais de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós e Francisca Botinelly Cunha e Silva.
Os nove pontos irão funcionar das 9h às 19h, na sexta-feira, e das 9h às 18h, no sábado. Os 92 postos de vacinação nos nove pontos estratégicos coordenados pelo Governo do Amazonas contarão com o trabalho de 1,4 mil servidores estaduais.
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) também vai ofertar seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde. Nos dois dias, o Sambódromo vai receber a população exclusivamente na modalidade drive-thru.