*Da Redação Dia a Dia Notícia
Dados do Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre os anos de 2012 a 2022 o estado do Amazonas registrou cerca de 70 acidentes de trabalho envolvendo adolescentes. A cidade de Manaus possui o maior número de notificações, tendo registrado 68 acidentes. Já os municípios de Tefé e Manicoré, registraram um acidente de trabalho. De forma geral, os números do país mostram que 21 mil adolescentes já sofreram acidentes de trabalho.
Mesmo em casos de trabalho permitido e com contrato formal, trata-se de meninas e meninos que estão expostos a riscos à vida e ao seu desenvolvimento por meio do trabalho inseguro. Na evolução histórica do número de notificações do período de 2012 a 2022, o ano que registrou mais acidentes de trabalho com adolescentes no Amazonas foi o ano de 2015, com um total de 11 acidentes. Já o ano de 2022, houve 8 registros.
Em relação a distribuição dos acidentes registrados que vitimaram crianças e adolescentes no mercado formal de trabalho (com carteira assinada), cerca de 20,6% sofreram acidentes em veículos de transporte, 16,2% tiveram contato com agentes químicos, 13,2% tiveram queda do mesmo nível, 10,3% sofreram acidentes com ferramentas manuais, 7,35% com máquinas e equipamentos, entre outros.
Das atividades econômicas em que foram registradas as ocorrências, cerca de 7,58% foram registradas no comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, como hipermercados e supermercados. Cerca de 4,55% em construção de edifícios, 4,55% em fabricação de aparelhos de áudio e vídeo, 4,55% na fabricação de pneumáticos e de câmaras de ar, 3,03% na fabricação de componentes eletrônicos, entre outros.