*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O crime de maus-tratos a animais registrados no Amazonas conta agora com o primeiro perito criminal veterinário do estado. O profissional irá desempenhar um papel fundamental de analisar, esclarecer e identificar autores. Sua especialização em medicina veterinária e na área policial é essencial para investigar e resolver os casos garantindo justiça para as vítimas e tutores.
A diretora do Instituto de Criminalística (IC) do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), perita criminal Najara Marinho, explicou a importância do profissional para o estado do Amazonas e ressaltou que o trabalho do perito permitirá que as equipes atuem com mais força e rigidez no combate a atos cruéis contra animais.
“Nós ficamos felizes com a nomeação do primeiro perito veterinário do Estado do Amazonas. Apesar de sabermos que as ocorrências de maus-tratos ocorrem, como nos demais estados também, nós não tínhamos um perito para esse tipo de crime. Ele tem a função de garantir a prova técnica, ou seja, aquela prova irrefutável de que os maus-tratos de fato aconteceram, por isso é muito importante a presença do perito no processo para que o criminoso, possa vir a ser de fato condenado”, disse.