Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas notifica 374 casos de chikungunya e apresenta estabilidade

Foto: Divulgação/FVS-RCP

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Entre os meses de janeiro a agoste deste ano, foram notificados 374 casos de chikungunya no Amazonas, havendo uma estabilidade no número de casos em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP).

No mesmo período de 2022, foram notificados 398 casos, representando uma variação de 6% nos casos notificados. Esses dados estão registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

O vírus da Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que também é vetor da dengue e da zika. As doenças apresentam sintomas semelhantes, como febre, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dor nas articulações. A principal forma de combater a doença é evitar o acúmulo de água parada em depósitos que funcionam como criadouros do mosquito.

Mesmo com o término do período sazonal para dengue no Amazonas, que seguiu até julho, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que toda a população deve estar alinhada ao combate ao Aedes aegypti.

“Enquanto FVS, fortalecemos a vigilância e o controle de arboviroses, em parceria com as secretarias municipais de saúde, mas cada pessoa tem parcela de importância nesse cenário de prevenção de criadouros”, disse a diretora.

Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, reforça a importância das secretarias municipais de saúde fortalecerem as notificações dos casos por meio das vigilâncias ambientais municipais. “É importante manter a vigilância e fazer a notificação de forma correta para que seja possível traçar o cenário da doença e promover estratégias de prevenção”, disse.

Diagnóstico

O diagnóstico da chikungunya é clínico e feito por um médico. Todos os exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de confirmação da doença a notificação deve ser feita ao Ministério da Saúde em até 24 horas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.