Manaus, terça-feira 23 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Amazonas lidera ranking de suicídios de indígenas em 2024 e o segundo em número de assassinatos com 45 casos

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Amazonas, estado com a maior população indígena do Brasil, enfrenta um cenário preocupante de violência contra seus povos originários. Dados recentes do relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”, divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), revelam um crescimento alarmante nos índices de assassinatos e suicídios em 2024, acendendo um alerta sobre a vulnerabilidade dessas comunidades e a urgência de ações do poder público. De acordo com o documento, o estado lidera o ranking de suicídios de indígenas em 2024 e o segundo em número de assassinatos com 45 casos.

De acordo com o levantamento, o Amazonas registrou 45 assassinatos de indígenas em 2024, posicionando-se como o segundo estado com maior número de casos de violência contra a pessoa nesse período, ficando atrás apenas de Roraima (57). Esses números refletem a intensificação dos conflitos e a falta de segurança em diversas regiões, onde os povos indígenas são frequentemente vítimas de invasões em seus territórios e outras formas de violência.

A situação é ainda mais grave, quando se observa o índice de suicídios. O Amazonas liderou o ranking nacional em 2024, com 75 casos de suicídio entre indígenas. A falta de acesso adequado à saúde, a desnutrição, as doenças evitáveis e a fragilidade na proteção territorial são fatores que agravam o quadro de vulnerabilidade, impactando diretamente o bem-estar e a sobrevivência dos povos indígenas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.